terça-feira, 31 de julho de 2012

Sua aparência reflete sua vida interior?

Sua aparência reflete sua vida interior? 

Mateus 23.23-28 

Assim como a água reflete o rosto, o coração reflete quem somos nós (Pv 27.19). 

Em uma tribo africana existe um provérbio de apenas duas palavras: “Aananken amman”. Segundo um missionário que trabalhou naquele local, ele significa: “Não julgue a sabedoria de um homem pelos seus cabelos brancos, mas pela verdade em suas palavras”. É interessante como duas palavras podem conter uma frase tão grande e uma importante verdade. Não podemos mesmo dar crédito a alguém apenas pela sua aparência. 
Os fariseus eram respeitados como pessoas consagradas a Deus, pois cumpriam suas obrigações: ajudavam os pobres, faziam jejuns, davam o dízimo. Eram bonitos por fora, mas por dentro estavam cheios de todo tipo de impureza. O coração deles estava tomado de maldade e arrogância. Jesus disse: “Vocês coam um mosquito e engolem um camelo”, ou seja, cuidavam em cumprir os pequenos detalhes da Lei, mas não se importavam ao cometer grandes maldades, negligenciando os mandamentos mais importantes. 
Este é um perigo que todos nós corremos. Podemos ser diligentes em fazer algumas coisas com a maior perfeição e ao mesmo tempo esquecer outras muito importantes, como a justiça, a necessidade de ser fiel a Deus e a prática da misericórdia para com o próximo. 
Jesus também disse aos fariseus: “Vocês limpam o exterior do copo e do prato, mas por dentro eles estão cheios de ganância e cobiça”. Como eles, também podemos ter um cuidado maior com a aparência, esquecendo nosso verdadeiro interior. O ensinamento de Jesus é que a limpeza deve começar por dentro, na mente. Se estivermos puros internamente, nossa aparência externa vai refletir isso e terá uma beleza real. É o cuidado com o nosso mundo interior que nos faz realmente sábios, pois nossa boca fala a verdade e promove a paz. É um remédio que faz até nosso corpo se tornar mais saudável: “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida (Pv 4.23)”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário