terça-feira, 14 de junho de 2011

O medo destrói os sonhos - Derrubando os gigantes da alma


O medo destrói os sonhos
Derrubando os gigantes da alma

Texto bíblico base Mt 14.22,24-31

Objetivos:
Entender que o medo se apresenta de varias formas
Aprender a lidar com o medo
Aprende que o medo em demasia impede as bênçãos

1.                  Observações importantes sobre o medo
1.1-                        O que é o medo? È uma expressão emocional própria do homem, ele é provocado por uma serie de motivos com ou sem fundamento. Ante a um perigo real ou imaginário.

1.2-                        Medo por influência cultural. A cultura atua quando ensina algumas formas de se sentir medo em determinadas situações ou tipos de pessoas.  
Ex. homem não chora, engoli o choro, o velho do saco, bicho papão...

1.3-                        Medo nos dias atuais. O medo tem dominado muita gente em nossos dias atuais. E por diversas razões.
Medo de uma terceira guerra mundial, assaltos, desemprego, morte.

1.4-                        Temores benéficos. È quando usamos o medo como mecanismo de defesa. Ex. O rei Josafá 2Cr 20.3
Olhar para os dois lados da rua antes de atravessa-la, estudar para não perder na avaliação.

2.         O que o medo pode causar. O medo pode se apresentar em níveis diferentes: receio um medo bem fraco, medo propriamente dito, e a fobia que é doentia.
2.1-                        Quando o medo se manifesta? Sempre existe alguma coisa que provoque o medo, mesmo que essa coisa seja infundada.

2.2-                           O medo provoca fuga. Adão no jardim, Gn 3.8-10, Jacó fugiu do seu irmão Gn 27.41-45. Fugir sempre parece ser a melhor solução.

2.3-                        O medo suscita a descrença. Transforma um adversário insignificante em um gigante imbatível Nm 13.25-33

2.4-                        O medo inibi e traz frustração. Ninguém é tão forte a ponto de não sentir medo. Não ataca somente os fracos ou de pouca fé.  

3.         Medos infundados.  Rejeição, erro, futuro, morte.

4.         Vivendo no temor do Senhor. Não medo, mas respeito.

5.         Banindo o medo. O medo é a falta de confiança na grandeza e no amor de Deus.

O MEDO EXISTE. É REAL. CONTUDO, PODEMOS EVITA-LO. O MEDO NÃO TRAZ SOLUÇÃO PARA OS PROBLEMAS. AO CONTRALIO, ELE DESVANECE OS SONHOS, NEUTRALIZA E INIBE O POTENCIAL, E FAZ O HOMEM REGREDIR EM SEUS INTENTOS. 

E LEMBRE-SE A TREZENTAS E SESSENTA E CINCO VEZES ESCRITAS NA BIBLIA “NÃO TEMAS”.
        

PRESB.  J.  A. SANTOS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário